IRPOS - Página Inicial

O que é Acupuntura?

A Acupuntura é uma das especialidades da Medicina Tradicional Chinesa e visa equilibrar a Energia (Qi) que percorre os Meridianos, que são os caminhos invisíveis por onde flui o fluxo eletromagnético citado. No trajeto dos Meridianos há locais específicos, onde ocorrem o acúmulo de energia, são os chamados “pontos de acupuntura”.

A Acupuntura consiste no estímulo desses pontos,  através de agulhas ultra-finas e de outros métodos, dentre eles a moxa (bastão de erva, geralmente artemísia, que quando em brasa fornece calor terapêutico). A Acupuntura também se utiliza da terapia com ventosas, que consiste na colocação de”copos”, na superfície da pele. Os copos são submetidos a uma pressão negativa por meio de uma sucção externa, essa pressão negativa mobiliza os tecidos, o sangue e a Energia, permitindo que ela flua adequadamente.

Os pontos para o tratamento são selecionados a depender do objetivo do tratamento e podem variar durante as sessões. Quando o fluxo de energia corre livremente pelos Meridianos a saúde é mantida, mas quando o fluxo torna-se deficiente, excessivo ou bloqueado, a saúde é rompida, o que resulta em desequilíbrio interno e o corpo fica suscetível às enfermidades.

A Medicina Chinesa apresenta grande eficácia nas patologias crônicas e no diagnóstico energético sistêmico a partir da observação de elementos como o pulso, a língua, a tez, a respiração, os odores, os aspectos da pele, a voz, a postura e os aspectos psíquicos. Uma consulta baseada no modelo tradicional chinês pode levar de vários minutos a algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, sono, digestão, hábitos, costumes e etc.

O que se pode tratar com Acupuntura?

As técnicas da Medicina Chinesa são indicadas pela Organização Mundial de Saúde para mais de uma centena de patologias, dentre elas: sinusite, rinite, asma, cistite, coadjuvante nas úlceras pépticas, gastrite, epigastralgias, azia, esofagite de refluxo, gases, coadjuvante no tratamento de diarréias agudas e crônicas, síndrome do cólon irritável, litíases, lombalgia, lombociatalgia, dor muscular, hérnia de disco, fibromialgia, dismenorréia, TPM, distúrbios menstruais (alterações no fluxo e/ou no ciclo menstrual), leucorréias persistentes, hipertensão, cefaléias, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, artrites, artroses, bursite, espondilartrose, obstipação, coadjuvante no tratamento de AVC, distúrbios na tireóide, dentre muitas outras.

Para iniciar o tratamento de acupuntura, favor entrar em contato diretamente com Dr.Jakson:

contatos: 99934.3038(Tim) / 98648.9278(Oi)

Jakson Santos

Fisioterapeuta e Acupunturista

saiba mais >>